Uma paixão: Astrologia

sábado, maio 13, 2023


Olá, pessoal!

Hoje eu resolvi falar sobre um assunto que eu adoro: astrologia. Bom, pra começar, a Astrologia é uma pseudociência que estuda o comportamento e a personalidade dos seres humanos através de nada mais, nada menos, que os Signos Zodiacais. Eu amo falar sobre Astrologia porque é uma coisa que me interessa bastante, tanto que passo horas pesquisando sobre isso na internet. A Astrologia e os Signos são muito mais amplos que aquilo que todo mundo já conhece – aquele signo que é definido pela nossa data de aniversário. Pra entender o que é Astrologia, a diferença entre ela e a Astronomia – já que muitos confundem – e o que são os Signos, vamos primeiro entender o que é o Zodíaco.

O Zodíaco é uma faixa imaginária celeste que inclui as órbitas da Lua, e dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. O Zodíaco é dividido entre: signos na astrologia e Constelações na Astronomia. Atenção: Astrologia e Astronomia não tem nada a ver um com o outro. Enquanto a Astrologia estuda os signos sobre nossa personalidade, a Astronomia é uma ciência que estuda as constelações e os corpos celestes. Entendido?

Na astronomia, são 13 constelações: áries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, ofíuco, sagitário, capricórnio, aquário e peixes. Já na astrologia, são apenas 12 signos – todos aqueles, tirando ofíuco, que não existe na minha amada astrologia.

Agora que já sabemos que astronomia e astrologia são coisas distintas, vamos aos nossos queridíssimos signos e seus efeitos sobre nós. Os astrólogos acreditam que os signos têm um efeito em nossas vidas, nossas personalidades e nas nossas relações humanas. Eles estudam tudo isso através do nosso horário de nascimento e através de um mapa astral. O que é esse mapa astral? Esse mapa mostra a posição dos signos nos planetas a partir do nosso nascimento. Acredita-se que cada planeta representa um traço de nossa personalidade, e nesse mapa, os planetas estão cada um em um signo. Por isso não devemos nunca acreditar que somente o signo solar – aquele que todo mundo conhece por causa do aniversário – influencia na nossa personalidade. Não é só isso que conta na astrologia.

Para fazer um mapa astral, basta ir em algum site – eu indico o Via astral – e preencher os requisitos necessários para fazer seu mapa: data, local e hora de nascimento. É bom saber o horário certo, pois é a partir do horário que a astrologia vai saber qual signo está em cada planeta.

Cada signo é regido por um astro e cada signo faz parte de um dos quatro elementos e de uma energia: fixa, cardinal ou mutável – vou falar sobre cada um. Os regestes do signo são como seus “protetores”, ou seja, cada astro regente também influencia na forma de cada signo ser e agir.

Áries é regido por Marte, um signo do fogo e é cardinal. É o primeiro signo do zodíaco. Seu símbolo é um carneiro – podendo muitas vezes ser chamado assim. A pessoa, para ser nativa de áries, precisa nascer entre 21 de março a 20 de abril. Os arianos são pessoas cheias de energia e entusiasmo. São pioneiros, aventureiro e costumam querer liderar sempre. Preferem dar instruções ao invés de recebê-las. Eles podem ser um tanto agressivos, impacientes e estressados. Há quem diga que Áries é o signo mais corajoso do zodíaco. Pelo lado negativo, costumam ser egoístas e impulsivos.

Touro, o segundo signo do Zodíaco, é regido por Vênus – que também rege Libra. Tem como símbolo um boi, é um signo de terra e fixo. Costumam ser taurinos quem nasce entre 21 de abril a 21 de maio. Os taurinos são os mais pacientes do zodíaco, e costumam ser bem preguiçosos também. São carinhosos e prezam muito pela estabilidade, mas acreditem, são bem teimosos. Discutir com uma pessoa de touro não é uma tarefa fácil, pois quando resolvem colocar algo na cabeça, nada os faz tirar. Por serem tranquilos e estáveis, não costumam gostar de mudanças.

Gêmeos, regido por Mercúrio, é o signo da comunicação. É um signo de ar e mutável. Tem como símbolo dois irmãos gêmeos – que significa a personalidade inconstante e mutável dos geminianos. São versáteis, mas bastante inteligentes. Por serem regidos por Mercúrio, o planeta da comunicação, gêmeos é o mais falante e mais conversador do zodíaco, podendo muitas vezes ser chamado de fofoqueiro. Tem o caráter complexo. Tem a inquietude de uma criança. Os geminianos nascem entre 21 de maio a 20 de junho.

Câncer é o quarto signo astrológico. Faz parte dos signos de água, e também é cardinal. É regido pela lua e tem como símbolo um caranguejo. Cancerianos são pessoas que nasceram entre 21 de junho a 22 de julho. São emotivos, carinhos, e bastante protetores. Eu costumo dizer que são os mais sensíveis do zodíaco, aqueles que costumam pegar as dores dos outros para si mesmos, mas também adoram drama, haha!

Para o quinto signo do Zodíaco, temos Leão, regido pelo maior astro: o sol. Por terem como regente o maior astro de todos, os leoninos costumam ser dominadores. Adoram a atenção e são bastante vaidosos e orgulhosos. Fazem de tudo para serem o centro das atenções. Têm muita ambição e total segurança em si mesmo. Seu símbolo é um leão, é um signo de fogo e fixo. Os leoninos nasceram entre 23 de julho a 22 de agosto.

Virgem, regido também por Mercúrio, é o sexto signo zodiacal e o mais perfeccionista de todos. Representado por uma virgem, é um signo de elemento terra e é mutável. Nascidos entre 23 de agosto a 22 de setembro, os virginianos são metódicos e muito críticos. Mas não se enganem: eles adoram criticar, e não ser criticados. Bastante preocupados e conservados, os virginianos são cheio de incertezas, por isso costumam procurar nos outros a perfeição que não encontram em si mesmos.

O sétimo signo é Libra, o justiceiro. É um dos quatro signos cardinais e faz parte do elemento ar. Assim como touro, é regido pelo planeta Vênus. Os librianos são os que nasceram entre 23 de setembro a 23 de outubro. Costumam ser sociáveis, pacíficos e românticos. Gostam da beleza, do esplendor, mas também prezam pela justiça. Seu maior ponto negativo é a sua indecisão. Nunca peça para um libriano decidir o lugar que vão jantar, vocês irão perder a noite esperando ele escolher. O símbolo de libra é uma balança, que representa o equilíbrio, e a justiça.

Escorpião é o oitavo signo astrológico, de elemento água e fixo. Regido por Plutão, seu símbolo é um escorpião. É um signo intenso, que costuma se entregar de verdade em suas relações. São um pouco agressivos e bastante possessivos e ciumentos. Dizem que é o signo mais safado também. Os nativos de escorpião nasceram entre 23 de outubro a 21 de novembro.

Sagitário, o honesto, é representado por um centauro. Signo de fogo e mutável, regido por Júpiter. Os sagitarianos, nascidos entre 22 de novembro a 21 de dezembro, é o signo mais extrovertido e também um dos mais honestos. Tem a mente aberta e um certo encanto pela aventura; gostam de viajar, sair, ir à festas, conhecer novas pessoas, viver a vida. Para eles, a vida só é válida se for bem aproveitada.

Representado por uma cabra, Capricórnio é o décimo signo zodiacal e o mais disciplinado. É um signo de elemento terra e cardinal, tendo como seu regente o planeta Saturno. São práticos, eficientes, pacientes e reservados. Pelo lado negativo, são pessimistas e um tanto frios. Responsáveis, dispostos a fazer de tudo para alcançar seus objetivos. Os nativos de capricórnio nasceram entre 22 de dezembro a 20 de janeiro.

Aquário, o penúltimo signo. Não é por nada não, mas é um dos meus preferidos. É o signo da liberdade. Regido por Urano, nativo de ar e fixo. O aquariano é humanitário, independente e totalmente leal, mas também pode ser imprevisível e costuma sempre contrariar. É o diferentão. Seu lema é “eu não sou obrigado a nada”. Tem uma força de convicção e da verdade muito fortes. Os aquarianos são os nascidos entre 21 de janeiro a 19 de fevereiro.

E por fim, Peixes, o meu signo e o último signo do zodíaco. Regido pelo planeta Netuno, é um signo sonhador, de elemento água e mutável. Nós, piscianos, somos imaginativos e bastante sensíveis. Bastante idealistas, há quem diga que vivemos sempre no mundo da lua – pura verdade. Nós somos intuitivos e muito carinhosos. Somos um pouco lerdinhos sim, mas somos pessoas boas. Os piscianos são os que nascem entre 20 de fevereiro a 21 de março.

Para entender melhor a personalidade de cada signo, deixo essas caracteristicas para vocês:

Áries — ação, impetuosidade, impulsividade.

Touro — calma, possessividade, inércia.

Gêmeos — comunicação, dispersão, movimento.

Câncer — sentimento, acolhimento, drama.

Leão — exibição, egocentrismo, orgulho.

Virgem — razão, exigência, crítica.

Libra — equilíbrio, diplomacia, indecisão.

Escorpião — intensidade, sexualidade, vingança.

Sagitário — objetividade, individualidade, diversão.

Capricórnio — persistência, trabalho, resistência.

Aquário — originalidade, independência, rebeldia.

Peixes — sensibilidade, criatividade, idealismo.

Em um mapa astral, nós temos todos os astros em um signo. O signo solar, representado pelo sol no mapa astral, é aquele que todos nós conhecemos pela da data de aniversário. O meu signo solar é peixes, pois nasci dia 27 de fevereiro. Mas no meu mapa astral – e no de todos, os outros astros estão em outros signos e cada um representa um traço da nossa personalidade. O sol é o nosso ego, a nossa essência de ser; a lua representa nossas emoções, nossa forma de sentir; mercúrio representa nossa forma de pensar e nossa forma de se comunicar com os outros; vênus é nossa forma de amar; marte são as nossas ações, nossa forma de agir; júpiter representa nossa expansão humana; saturno é nossa limitação; urano é nossa liberdade e consciência; netuno é nossa inspiração e idealismo; plutão, por fim, é nosso poder, nossa transformação. Ah, e temos o ascendente, que é bastante importante no nosso mapa e representa nossa apresentação para o mundo exterior.

Bem, eu ia falar sobre os outros aspectos do nosso mapa nesse post, mas percebei que ia ficar muito grande, então resolvi dividir em partes. Essa primeira parte eu falei sobre cada um dos signos e sobre eles na nossa personalidade. Depois eu vou falar sobre os outros astros – lua, mercúrio, vênus, marte, júpiter, satuno, urano, netuno, plutão, e ascendente – no nosso mapa astral.

Então, o que acharam dessa sessão de signos? Gostaram? Comentem, vou adorar saber suas opiniões.

Beijinhos e até a próxima!

Você também pode gostar

0 comentários

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...