Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

segunda-feira, janeiro 30, 2017


Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: era ano de vestibular, e só quem já passou sabe como é a pressão. Mas enfim, não estou aqui para falar sobre o ano que finalmente terminou. Esses dias acabei de ver a melhor a série que eu já poderia ter visto: How I Met your Mother. Em português, é Como eu conheci sua mãe. Essa série me prendeu de um jeito inexplicável e em menos de um mês eu já havia terminado de ver as nove e maravilhosas temporadas. Para quem não conhece, How I Met Your Mother relata a vida de Ted Mosby, um arquiteto de Nova York que resolve contar para seus filhos a história de como ele conheceu a mãe deles - e todo o caminho que Ted trilhou até chegar lá. Falando assim, parece ser chato, mas garanto que não é.

Ted conta de uma maneira bem engraçada a sua busca pela mulher perfeita e todas as suas aventuras com seus melhores amigos: Marshall, Lily, Barney e Robin. Você passa nove temporadas conhecendo várias garotas por quem Ted se apaixonou, achando que esta seria sua melhor ideal, e no final, a série sempre te surpreende. É uma coisa maravilhosa, porque além de ser uma série de comédia, ela tem um misto de drama e além disso, fala muito sobre destino. Eu, que sempre acreditei em destino, tinha que amar essa série, né. Ela fala sobre como cada passo que Ted deu, até mesmo os passos errados, levaram ele a conhecer - finalmente - a mãe de seus filhos. Garanto que alguns episódios matarão vocês de rir, mas vai ter também aqueles que vocês ficarão apreensivos e com lágrimas escorrendo pelos olhos.

Além de tudo isso, How I Met Your Mother é cheia de ensinamentos, regras e lições sobre a vida. Muitas dessas regras, inventadas pelo tão querido personagem Barney Stinson, foram até confirmadas por cientistas (como a Teoria das Líderes de Torcida, mas logo chegarei lá). Sim, a série nos dá várias lições de moral e nos faz refletir sobre tudo: a vida, os amigos, o destino, o amor.

Pensando nessas incríveis e divertidas lições, resolvi listar algumas delas. Mas vale lembrar que no post contém muitos spoilers, então se você não assistiu a série e pretende assistir ou se ainda não terminou, é melhor não ler, a não ser que queira descobrir o que ainda não sabe. Então, vamos lá?

1 - Nunca diga "estou apaixonado por você" no primeiro encontro. Isso só assustará seu quase futuro parceiro.



Logo no primeiro episódio, Ted conhece a intrigante Robin e se encanta por ela. Porém, quando eles saem para jantar no primeiro encontro ele não a beija. Na mesma noite, ele pergunta aos amigos se fez mal não a beijando e todos dizem que fez muito mal, que com certeza ele deveria tê-la beijado. Então, Ted, romântico como é, foi até o restaurante que eles jantaram pela primeira vez e roubou a trompa azul que Robin se interessou - essa trompa se tornou um ícone do casal - e levou até a casa de Robin. Lá, eles quase se beijam, mas quando estão chegando lá, Ted diz umas palavrinhas que estragam tudo: acho que estou apaixonado por você. Robin fica assustada e Ted percebe que estragou suas chances com ela. Mas vejam só, pelo menos isso tudo levou Robin a entrar no grupo de amigos de Ted.

2 - Em cinco minutos de um encontro, você já sabe se vai dar certo ou não com alguém. Essa é conhecida como A lei do limão, criada por Barney Stinson.

Barney é o personagem mais engraçado da série. Conquistador, charmoso e divertido, ele cria várias regras. Essa é apenas uma delas, em que ele diz que apenas nos cinco minutos de um encontro você já sabe se vai ou não dar certo com alguém. Ele ainda diz que se as pessoas aplicassem a lei do limão, os relacionamentos seriam mais fáceis e haveria menos corações partidos. Vocês acreditam nessa lei?

3 - Nada de bom acontece após às duas da manhã.

Ted diz aos seus filhos que quando o relógio bater duas da manhã, é melhor eles irem dormir, porque as decisões que tomamos após esse horário sempre serão erradas. Então, quando der duas da manhã, vá para casa dormir, que é o melhor que você faz. Ted deveria ter seguido essa regra quando foi convidado para ir à casa de Robin durante a madrugada, mas estava comprometido com Victoria. O resultado? Nada de bom aconteceu após às duas da manhã.

4 - Relacionamentos não são construídos em teorias.



A série nos apresenta uma básica teoria para uma relação dar certo: a teoria das azeitonas. É simples, enquanto um ama azeitonas, o outro tem que odiar, assim a relação dará certo. Mas Marshall e Lily são a prova de que essa teoria está errada. Lily ama azeitonas, e Marshall também, porém ele passa muito tempo fingindo que odeia só por causa dessa teoria. Então quando ele conta a verdade para Lily, ele descobre que as relações e principalmente o amor, não são construídos em teorias. No amor não existe teoria.

5 - A regra da Platina: nunca ame o próximo.

Barney nos ensina que amar alguém que vemos constantemente nunca é bom, seja amigos, colegas de trabalho, de escola, e principalmente sua médica. Ted resolveu quebrar essa regra e acabou se dando mal no relacionamento com Stella, sua dermatologista.

6 - Aceite novos desafios.



Mais uma vez, Barney nos ensinando que é válido correr riscos. Aceitar desafios. O personagem está sempre desafiando a si mesmo e sendo sempre positivo. Acho que é isso que todos nós temos que fazer: aceitar os desafios sem medo. São estes desafios que nos darão grandes lições de vida e renderão boas risadas com os amigos.

7 - O efeito das líderes de torcida realmente existe!

Outra teoria que Barney nos apresenta é o Efeito das líderes de torcida. De acordo com ele, quando avistamos um grupo de mulheres, elas parecem atraentes, mas só porque estão em grupo, se olharmos cada uma por si só, veremos que não são tão bonitas assim. Isso não acontece só em grupo de mulheres, mas em qualquer grupo. O que pouca gente sabe é que foi a série que inventou essa teoria, e pouco tempo depois, ela foi confirmada pelos cientistas da Universidade da Califórnia. Então, sim, o efeito das líderes de torcida existe! Se um dia você ver um grupo de amigos e achá-los bonitos, observe o rosto de cada um, talvez você esteja sendo enganado por esse fenômeno.

8 - Se arrisque e corra atrás dos seus sonhos, mesmo que você esteja com medo de se machucar.

Essa é uma lição bem valiosa. Quando o prédio que Ted estava construindo é totalmente cancelado, ele fica bem chateado. Até que algum tempo depois, ele é chamado novamente para projetar o prédio da Goliath National Bank, porém fica com medo, já que seu projeto foi descartado uma vez. É aí que, enquanto ele está dando aula para seus alunos, ele nos dá uma grande lição: "Se você não está assustado, você não está arriscando. E se você não está se arriscando, então o que raios você está fazendo?." É disso que devemos sempre lembrar: o medo existe, mas não podemos deixar ele nos dominar e nos afastar de nossos sonhos. Assim como o Ted, se arrisque, construa seu prédio.

9 - Alguns casais têm data de validade.



Robin e Ted que o diga. Quando os dois percebem que querem coisas diferentes no relacionamento - enquanto Ted quer casar e ter filhos, Robin quer focar na carreira de jornalista - eles também percebem que o relacionamento tinha data de validade. Não dava para continuar porque ambos queriam coisas diferentes. Isso acontece não só na ficção, mas na realidade também.

10 - Todo mundo tem uma bagagem.

Todo mundo já teve uma relação que não deu certo, um machucado, uma cicatriz. Todo mundo carrega uma bagagem nas costas. Isto é normal, afinal, enquanto vivemos sempre vamos conhecer novas pessoas que nos deixarão um punhado de coisas, sejam elas boas ou ruins. Ted descobriu isso quando saiu com uma garota e não conseguia contar que foi abandonado no altar. Mas aí, a garota começa a contar coisas do passado dela e Ted percebe que todos nós carregamos coisas de relacionamentos anteriores, sejam aprendizados, alegrias, dores, mágoas ou rancor.

11 - A teoria do Hook (ou Gancho).

Essa teoria, por mais cruel e dolorosa que pareça, é real. Quando Ted percebe que uma garota que tem namorado está enrolando ele, seus amigos lhe mandam a real: ele foi pego pelo "gancho" dela. Isso quer dizer que a menina não quer nada com ele, mas o mantém perto dela só para se sentir desejada. Para mantê-lo em seu gancho, ela usa coisas como "agora não posso ficar com você" ou "por enquanto", só para iludir o pobre coitado e fazê-lo acreditar que no futuro eles terão algo. Mas não vai ter, porque ela só quer se sentir mimada. E muita gente faz isso na vida real.

12 - Você só segue em frente quando deixa sua raiva para trás.

Quando Stella abandona Ted no altar, ele faz de tudo para evitar encontros com ela, pois ainda está machucado. Até que em um dia ele a vê e tomado pela raiva, resolve falar poucas e boas para ela. Porém, quando está indo insultá-la, ele vê Stella com a filha e seu marido Tony e resolve deixar a raiva passar. Ele percebe que sentir raiva dela não vai adiantar de nada, e que para seguir em frente, ele precisa apenas deixar pra lá.

13 - O Cara Peladão funciona 2 em cada 3 vezes.



Robin sai com um cara e quando o leva para sua casa, ela vai ao banheiro, porém ao voltar, o encontra totalmente nu e acaba dormindo com ele. Então Ted e Barney resolvem usar essa tática chamada "O Cara Peladão" e com Ted acaba dando certo, mas com Barney não. É, não me perguntem como, nem porquê, mas essa tática funciona 2 em cada 3 vezes.

14 - O futuro é assustador, mas você não pode ficar simplesmente correndo de volta para o passado só porque ele é conhecido.

Essa lição é valiosa e verdadeira. Muitas vezes, temos medo do futuro e queremos voltar ao passado só porque já o conhecemos e ele nos é familiar. Mas é um erro reviver o passado. Robin resolve dizer isso a Ted, quando este resolve que quer voltar com Zoey. É tentador querer voltar ao passado, mas é um erro. Nossa vida anda para frente, não para trás.

15 - Um segundo às vezes pode durar uma eternidade.



Sabe aquela frase linda de Alice no País das Maravilhas, em que ela pergunta quanto tempo dura o eterno e respondem: "Às vezes, apenas um segundo." Sim, é verdade. Vemos isso quando Barney e Robin percebem que ainda se amam e resolvem terminar com seus parceiros para ficarem juntos de uma vez. Porém, apenas Barney termina e Robin não. Quando ela chega no bar e Barney a olha como quem pergunta "não terminou?", ela balança a cabeça como quem responde "não". Para Barney, aquele segundo durou uma eternidade. Podíamos sentir a dor em seus olhos.

16 - Todo mundo tem o seu "Lebenslangerschicksalsschatz".



O primeiro episódio da oitava temporada é um dos meus favoritos dessa série. Victoria entra no bar à procura de Ted, vestida de noiva, decidida a não se casar com seu noivo alemão, Klaus. Quando Ted vai deixar uma carta de Victoria para Klaus, dizendo que não pode se casar com ele, nosso protagonista também vê Klaus fugindo para não se casar com Victoria. É aí que ele resolve ter uma conversinha com o alemão. O diálogo é um dos mais emocionantes da série. "Lebenslangerschicksalsschatz", é uma palavra em alemão, que significa o tesouro do destino ao longo da vida, e Klaus diz à Ted que não é isso que Victoria é para ele. Confiram o diálogo:

Klaus: Existe uma palavra em alemão: Lebenslangerschicksalsschatz. E a mais próxima tradução seria "O tesouro do destino ao longo da vida." E Victoria é "wunderbar", mas ela não é minha Lebenslangerschicksalsschatz. Ela é minha Beinaheleidenschaftsgegenstand, sabe? Isso significa "Aquilo que é quase o que você quer, mas não completamente." E é isso que Victoria é pra mim.

Ted: Mas como sabe que ela não é Lebenslangerschicksalsschatz? Talvez com o passar dos anos ela se torne mais Lebenslangerschicksalsschatz.

Klaus: Não, não, não. Lebenslangerschicksalsschatz não é algo que se desenvolve ao longo do tempo, é algo que acontece instantaneamente. Atravessa você como água de um rio depois da tempestade, preenchendo e esvaziando você ao mesmo tempo. Você sente isso em todo o seu corpo. Nas suas mãos. No seu coração. No seu estômago. Na sua pele. Já se sentiu assim com alguém?

Ted: Acho que sim.

Klaus: Se tem que pensar a respeito é porque não sentiu.

Ted: E tem absoluta certeza que encontrará isso um dia?

Kaus: É claro. Eventualmente todo mundo encontrará. Só que nunca saberá onde ou quando.

Sim, todos nós temos o nosso tesouro, mas ao longo da vida, sempre vamos nos deparar com o quase tesouro. Então não fique triste caso relacionamentos passados não tenham dado certo. O seu "lebenslangerschicksalsschatz" um dia chegará. E quando chegar, você vai saber.

17 - Se você ama uma coisa, nunca pode deixá-la ir, se não ela se vai para sempre.

Essa frase, dita pelo nosso querido Ted, nem precisa de explicação, né? É a mais pura verdade. É muito fácil se afastar das pessoas, por isso precisamos sempre cuidar delas, amá-las da melhor maneira que pudermos. Ted ainda diz para seus filhos: "vocês ficarão chocados, crianças, quando descobrirem como é fácil se separar das pessoas para sempre. É por isso que quando encontra alguém que quer manter por perto, você faz algo a respeito".

18 - Quando uma porta se fecha... Bom, o resto vocês sabem.



Ted é trouxa e diz mais uma vez para a Robin que a ama. Mas o que ela diz? Ela diz que não, não o ama. É aí que Ted percebe que precisa fechar essa porta. Ele tem deixado muitas oportunidades passarem por causa da Robin, e muitas vezes fazemos isso nas nossas vidas, por alguém que no fundo nem vale à pena. Quando Ted decide seguir em frente e deixar Robin para trás, ele viu que o mundo voltou a ser colorido e que várias outras portas se abriram para ele. Temos que fazer isso. Fechar uma porta para que outras possam se abrir.

19 - Cada passo que damos está conectado.



Sim, é o destino. Essa é uma das maiores lições de How I Met Your Mother: cada passo que damos nos levam ao nosso caminho. Tudo está conectado. Às vezes, a pessoa certa está ao nosso lado e a gente nem percebe. Outras vezes, essa pessoa está longe. Mas não importa qual caminho a gente trilhe, porque um dia a pessoa certa aparecerá.

20 - Não importa o que você faça na vida. Não vai ser lendário, a menos que os seus amigos estejam lá para ver.



SIM! How I Met Your Mother fala muito sobre a amizade, acima de tudo. Barney, nosso querido personagem, está sempre tentando fazer suas noites lendárias, ele sempre solta um "It's going to be Legen... wait for it... Dary! Legendary!", que na tradução fica, "Isto vai len... espera um pouco... Dário! Lendário!". Mas na última temporada, ele diz a dois rapazes que o segredo para as noites serem sempre lendárias é ter a companhia dos melhores amigos.

21 - Aproveite cada segundo ao lado de quem você ama.

Sim, o episódio vinte da oitava temporada me fez chorar, porque aquele monólogo do Ted é incrivelmente fascinante. Uma noite, quando ele percebe que está sozinho, já que todos os seus amigos estão em um relacionamento, ele pensa que se pudesse voltar no tempo, iria até a casa da sua amada e se declararia para ela. A declaração, tão cheia de amor, de paixão, nos deixa com lágrimas nos olhos. A mensagem que tem por trás dela é simples: aproveite cada segundo ao lado de quem você ama, porque você nunca sabe quando ficará sem tempo. O que se deve fazer é apenas amar e aproveitar a companhia de quem amamos, porque nada no mundo é eterno, nem mesmo nós. Tudo tem um fim.

22 - A pessoa certa está chegando o mais rápido que ela puder.

"Eu sei que você está cansado de esperar. E você talvez precise esperar mais um pouquinho, mas ela está à caminho, Ted. E ela está vindo o mais rápido que pode." É o que Stella diz à Ted, quando este afirma estar cansado de esperar pela mulher certa. Ela diz que todo mundo, no fim, encontra seu amor. Não adianta a gente ficar correndo atrás do amor, ele vai chegar na hora que tiver chegar. Eventualmente, o que for pra ser, será. Nunca perca a esperança.

23 - Por fim, a lição mais importante de todas: vista sempre um terno!



Porque nada é mais elegante que um terno, não é mesmo Barney?

O post ficou longo, eu sei, mas eu ainda tinha muitas lições para colocar aqui, tive que tirar muitas delas se não ficaria cansativo. Não para mim, é claro. Até porque, muito de How I Met Your Mother nunca é demais. Pretendo fazer outras postagens relacionadas à essa série maravilhosa. É a melhor série, sim ou claro? Quem nunca assistiu, corre pra assistir porque garanto que não irá se arrepender. Guardarei cada uma dessas lições dentro de mim e nunca me esquecerei da série que mais me fez rir a vida toda. Obrigada, Ted, Lily, Marshall, Barney, Robin, pelos melhores momentos.

Então, o que acharam da postagem? Deixem seus comentários aí em baixo!

Você também pode gostar

0 comentários

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...