O tesouro do destino ao longo da vida e o quase tesouro

quinta-feira, outubro 31, 2019



Em um episódio muito especial da minha série favorita, "How I Met Your Mother", vemos uma lição de vida incrível que me faz refletir. Quem me conhece sabe que acredito em destino, e que acredito que nada na nossa vida acontece por acaso, que tudo faz parte de uma grande máquina que determina milimetricamente cada passo e ação nossa. Sim, eu acredito. HIMYM (abreviação da minha série favorita) fala muito de destino, não é a toa que é minha série favorita, e nela nos são apresentadas duas palavrinhas em alemão com significados distintos e únicos: "Lebenslangerschicksalsschatz", que significa "o tesouro do destino ao longo da vida" e "Beinaheleidenschaftsgegenstand", que tem como significado "aquilo que é quase aquilo que você quer, mas não completamente". Confiram o diálogo:

"— Existe uma palavra em alemão: Lebenslangerschicksalsschatz. E a mais próxima tradução seria 'O tesouro do destino ao longo da vida.' E Victoria é 'wunderbar', mas ela não é minha Lebenslangerschicksalsschatz. Ela é minha Beinaheleidenschaftsgegenstand, sabe? Isso significa 'Aquilo que é quase aquilo que você quer… mas não completamente.' E é isso que Victoria é pra mim.

— Mas como sabe que ela não é Lebenslangerschicksalsschatz? Talvez com o passar dos anos ela se torne mais Lebenslangerschicksalsschatz.

— Não, não, não. Lebenslangerschicksalsschatz não é algo que se desenvolve ao longo do tempo, é algo que acontece instantaneamente. Atravessa você como água de um rio depois da tempestade, preenchendo e esvaziando você ao mesmo tempo. Você sente isso em todo o seu corpo. Nas suas mãos. No seu coração. No seu estômago. Na sua pele. Já se sentiu assim com alguém?

— Acho que sim.

— Se tem que pensar a respeito é porque não sentiu.

— E tem absoluta certeza que encontrará isso um dia?

— É claro. Eventualmente todo mundo encontrará. Só que nunca saberá onde ou quando."

O que me faz refletir nesse diálogo é: o que é o tesouro do destino ao longo da vida? E o que é esse "quase tesouro?". Como sabemos qual é nosso tesouro? E como encontrá-lo?

Nós, como seres humanos, almejamos o amor. Temos a necessidade de amar e ser amados, e mesmo que inconscientemente e até contra a vontade, estamos sempre em busca ou na espera de encontrar aquele alguém que supra todas as nossas necessidades. Aquela pessoa que te faz voar. Aquela pessoa que te traz paz, que quando chega te faz sentir em casa. Amar é sentir a paz de voltar pra casa depois de um dia cansativo. Amar é estar em casa. E é isso que buscamos em alguém, a sensação única de alegria e paz.

Mas às vezes, não encontramos isso em alguém. Às vezes, nos aparece alguém que traz medos, dúvidas e inseguranças. Alguém que te faz sentir como se não fosse bom o suficiente ou digno o suficiente de ser amado. Esse alguém às vezes nos prende, às vezes não sabemos como sair desse ciclo e ir em busca do verdadeiro sentimento genuíno. Esse alguém, talvez até pode ser um pouco daquilo que buscamos ou nos proporcione um pouco daquilo que queremos, mas esse alguém nunca poderá ser o certo, porque te faz sofrer. Porque aquilo que ele te oferece não é tudo.

How I Met Your Mother nos apresenta uma linha tênue entre o certo e o quase certo. Ela nos diz que quando é certo, você sabe, não precisa pensar, não tem dúvida. A pessoa que é certa transforma tua vida num conto de fadas, num filme de comédia romântica ou em um livro de romance escrito por Julia Quinn. Não é complicado, não é doloroso, porque convenhamos, o amor não tem que ser doloroso. É esse que é o certo, é esse o teu tesouro do destino ao longo da vida. E não o quase certo, porque o quase não poderá ser teu tesouro, mesmo que você clame aos quatro cantos do universo para que seja.

É certo que na vida a gente vai encontrar diversos tipos de amores, e iremos amar várias pessoas de modos diferentes. Vamos nos deparar com o "quase tesouro" diversas vezes até encontrar aquilo que realmente buscamos, porque a vida é uma eterna árdua e clichê história e nos proporciona diversos sentimentos. Quando encontrar alguém que faça seu coração disparar como se estivesse saltando pela boca, não corra. Se arrisque. Descubra se aquele é o seu tesouro ou se é o seu quase tesouro. E se for o quase tesouro, não desanime, pois o que é verdadeiro e belo ainda está por vim. Quando encontrar o teu tesouro, você vai saber, porque não vai deixar espaço para a dúvida.

O destino já deixou reservado alguém que vai ser tudo pra você e muito mais, e você vai encontrá-lo, só não saberá determinar onde ou quando. O destino é como um grande escritor que lança os personagens na hora e no local certo, fazendo uma grande reviravolta na sua vida. O teu tesouro vai estar lá, na hora certa, no local certo, quando tiver que acontecer. Nunca deixe de acreditar em um final feliz, porque o que tiver de ser, será.

Você também pode gostar

0 comentários

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...