Por que escrever?

quinta-feira, abril 28, 2016



Quando eu tinha onze anos, não sabia que o mundo da escrita era tão maravilhoso como sei hoje. Eu era uma garotinha que sonhava com a vida perfeita de adolescente, daquelas que eu via em filmes. Eu queria ser todas aquelas protagonistas, queria ter tudo o que elas tinham; mas eu não imaginava que podia ter o mundo e tudo o que pertencia nele.

Eu era tão tímida que minha boca não se abria nem pra apresentar um trabalho na sala de aula. Aos doze anos eu tive que ir morar com a minha mãe; sim, eu morava com meus avôs em uma cidade pacata no interior da Bahia e minha avó ficou doente, então tive que ir morar em uma cidade grande com minha mãe. Aquilo foi um choque pra mim. Eu chorei, gritei, fiz de tudo para não ir, mas de nada adiantou. Fiquei pensando: como eu ia me adaptar em uma cidade grande? Como vou sobreviver sem as minhas melhores amigas? Sem a minha avó? Sozinha? E se eu não fizer amigos? Eu não vou conseguir fazer amigos!

E eu estava certa.

O problema foi que ao entrar em um colégio novo, com pessoas novas, eu estava com tanto medo que me isolei. Não fiz amizade com ninguém. É claro, como aquelas pessoas iam querer ser amigas de alguém que não fala nada? De alguém tão tímida e tão reservada?

Ao decorrer do tempo, fui conhecendo algumas pessoas. Três meninas se tornaram minhas amigas, mas eu ainda não me sentia bem. Não estava completa. Foi aí que descobri um meio de fugir da minha realidade cruel.

As palavras.

Elas me deram forças. Quando as descobri e descobri o poder que elas tinham, minha vida mudou. Tornou-se nítida novamente. Estava tudo preto e branco e as palavras trouxeram a cor. Estava tudo tão vazio, mas as palavras me preencheram. Hoje posso dizer: eu vivo pelas palavras. E essa foi a melhor coisa que já me aconteceu.

Eu escrevo porque quando estou escrevendo, sinto que posso ser tudo o que eu quiser. Eu posso ser a princesa, a vilã e qualquer coisa que eu inventar. Posso ser uma sereia, uma fada, uma bruxa, um lobisomem e até um zumbi. Eu posso ser e ninguém vai me impedir de ser.

Eu escrevo porque as palavras me dão poder, alegria, força, energia. As palavras me trazem felicidade. É como um refúgio, uma terapia. Escrevo porque com as palavras consigo expressar aquilo que não consigo demonstrar ou dizer. Talvez seja covardia escrever e não mostrar, nem falar; mas quem, nesse mundo, não é um pouco covarde? E se escrever me torna covarde então tenho muito orgulho em dizer que sou uma.

Eu escrevo porque quero mudar a vida de alguém com minhas palavras, assim como minha vida foi mudada. Escrevo porque quero que as pessoas saibam do poder que tem as palavras. Quero que elas descubram que com as palavras, a vida se torna mais leve e feliz. Quero que elas sejam felizes; e sei que as palavras é o melhor caminho para isso.

Eu escrevo, escrevo e escrevo. E nunca vou me cansar disso. Escrevo porque é um prazer. Escrevo porque sei que quando estou escrevendo, nada me segura. O mundo está em minhas mãos.

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Eu tambem era super timida,ainda sou um pouco e me identifiquei com a sua história.Quando eu era pequena tinha um caderninho onde eu escrevia várias histórias que vinha na minha cabeça e até hoje eu faço isso.As palavras tem poderes e elas podem fazer a diferença na vida das pessoas.
    http://acabanadaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as palavras fazem a diferença. Não consigo mais imaginar minha vida sem elas!

      Excluir
  2. Eu AMEI o seu texto. Me expresso muito melhor escrevendo do que falando ou gesticulando. Escrever é uma coisa mágica. Amei seu blog e estou seguindo ♥
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Somos duas, então, porque só consigo me expressar escrevendo. É realmente muito mágico. Amei o seu também, seguindo de volta ♥.

      Excluir

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...