Coisas que escritores não-publicados costumam ouvir

sábado, junho 04, 2016


Só quem escreve e nunca teve a oportunidade de publicar um livro, sabe que não é fácil ser um escritor não-publicado. Muita gente acha que é simples; é só chegar lá e pá, pronto, publiquei meu livro. Mas a coisa toda não funciona desse modo. Nós, escritores não-publicados (ou pseudo-escritores, como eu prefiro me denominar), passamos por maus bocados até chegar ao tão esperado dia da nossa publicação. Eu não posso falar qual é a sensação de chegar ao dia da publicação, pois ainda não tive essa oportunidade. Mas posso detalhar perfeitamente como está sendo o meu caminho até lá.

Eu escrevo desde os onze anos. Claro que considero as cartinhas ridículas de amor da quinta série como parte das minhas escritas, pois foi com elas e com as poesias que eu comecei. Depois disso parti para a ficção; a primeira história que terminei foi com doze anos, foi minha primeira ideia séria, que eu levei para frente e decidi que queria ver se tornar um livro. Se chamava O Livro Mágico, e mais tarde passou a se chamar O Diário da Canção. Ok, infelizmente eu perdi essa história junto com vários arquivos que perdi do meu notebook antigo que foi quebrado. Tive que repor minhas ideias no papel (nesse caso, no Word) tudo de novo e com treze anos, O Diário da Canção já não existia mais. Depois disso, tudo mudou.

Eu quero ser escritora porque amo. Não é por dinheiro, nem por fama; é porque é algo que eu amo fazer. É o que me liberta. É na escrita onde eu encontro o meu verdadeiro eu. Mas não pensem que é simples ser uma escritora não-publicada. Eu ouço todos os dias frases típicas de pessoas que acham que é fácil publicar um livro. Não é, gente. Não é. Por isso vou listar aqui para vocês as 5 coisas que escritores não-publicados sempre ouvem. São somente 5 coisas, mas vale lembrar que nós ouvimos muitas outras.

1 - Você nunca vai publicar esse livro?

Eu costumo ouvir isso sempre; inclusive ouço muito da minha família e dos meus amigos. Gente, eu já expliquei pra eles milhões de vezes que não é de uma hora pra outra que se publica um livro. Tem todo um processo atrás disso. Se ainda não aconteceu, vai acontecer.

2 - Escritores aqui no Brasil não têm espaço.

Eu já discuti com muita gente por causa dessa frase – que é a frase que me dá mais ódio quando ouço. Esse pensamento está completamente errado. Primeiramente, não é o escritor que não tem espaço aqui no Brasil, e sim o nosso país que não dá espaço para o escritor. E sabe por que o nosso país não dá esse espaço para nós, escritores? Porque os brasileiros não costumam ler (estou generalizando, é claro que eu sei que muitos brasileiros gostam de ler, porém, a maior parte da população não tira nem uma parte do dia para abrir um livro). Quantas pessoas passam em um shopping e param em uma livraria? Pouquíssimas. As boates estão mais cheias que as bibliotecas. Felizmente, o mundo literário aqui está começando a crescer. Novos leitores estão surgindo, e os velhos leitores (como eu) estão firmes e fortes nessa vida. Eu sei que nós ainda vamos ter nosso espaço. E acreditem, ele vai ser enorme.

3 - Ainda não terminou de escrever esse livro?

Pois é, ainda não. Às vezes nós temos falta de inspiração, nós procrastinamos, nós sentimos preguiça. Às vezes a ideia some e depois ela volta. É assim, é confuso, mas é muito bom.

4 - Você tem que arrumar um emprego de verdade, ser escritor (a) não dá futuro.

Só de lembrar que muita gente já disse essa frase pra mim eu reviro meus olhos. Como eu havia dito, escritores aqui no Brasil não tem muito reconhecimento – principalmente se formos comparar aos EUA, como lá as aulas de literatura falam sobre livros clássicos e livros atuais, os escritores são mais reconhecidos. Lá eles têm muito mais prestígio. Mas isso não quer dizer que ser escritor é uma profissão que não dá futuro; até porque meu desejo não é publicar um livro para ganhar dinheiro – oi? Que dinheiro?! Eu quero ser escritora porque é o que eu gosto de fazer. E sim, escritor (a) é uma profissão de verdade.

5 - Eu quero um livro de graça assim que você publicar.

Ouvi essa ontem mesmo. Aliás, quem nunca ouviu, né? E o mais engraçado dessa frase é que até gente que mal me conhece a usa.

Estão vendo como não é fácil ser um escritor não-publicado? Mas não desistam de nós, gente. Um dia ainda vamos conseguir publicar nossos preciosos livros.

Você também pode gostar

0 comentários

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...