Resenha: Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven

quinta-feira, junho 09, 2016


Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Título: Por Lugares Incríveis
Autor (a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Classificação: ★★★★★



Por Lugares Incríveis foi um dos livros que mais me marcou. Eu não sei dizer exatamente o porquê, mas foi um dos poucos livros que conseguiu realmente mexer com o meu psicológico.

Logo no inicio, conhecemos Violet Markey e Theodore Finch, que são os personagens principais. Eles sempre estudaram no mesmo colégio, mas nunca conversaram; Violet era popular, e Finch não. Enquanto ela tinha a vida perfeita, pais perfeitos, namorado perfeito, ele era o esquisito do colégio, o chamavam de aberração, sofria com sua família problemática e com o bullying no colégio. Ambos se conhecem enquanto tentam pôr um fim em suas vidas, na torre do colégio, mas um acaba salvando o outro.

Aí vocês se perguntam: “por que Violet queria se matar se tinha a vida perfeita?”. Acontece que ela perdeu a irmã em um acidente de carro no qual somente ela sobreviveu, e se sentia culpada, triste, cansada. Ela não era mais a Violet de antes.



Então, após os dois se salvarem da morte aquele dia – na verdade, é Finch quem acaba convencendo Violet a não pular – o professor de geografia resolve passar um trabalho em dupla com a intenção de fazer os alunos visitarem os lugares interessantes da cidade onde moram, Indiana, e assim acabar conhecendo mais, já que logo vão ir embora de lá, ingressar em uma faculdade, iniciar uma nova vida.

Violet e Finch acabam fazendo o trabalho juntos, e assim o relacionamento dos dois vai se desenvolvendo.

O inicio não me prendeu muito, e continuei com aquela sensação de “mais ou menos” até pelo menos mais da metade do livro. Mas confesso que depois me senti na obrigação de termina-lo. Não podia passar por essa vida sem terminar essa história. O mais legal de ler, é que ela não conta apenas o ponto de vista de um personagem; temos a alternância entre Violet e Finch, cada capítulo a história sendo contada por um deles. Tudo isso se tornou bem empolgante.



Eu devo dizer que amei o Finch. Ele foi o personagem mais incrível de toda a história, e um dos mais incríveis que já li. Mas não se enganem, ele não é aquele príncipe encantado, aquele personagem perfeito de livros de romance. Ele tem problemas psicológicos, sofre com depressão e bipolaridade, e toda a sua família ignora isso. Ninguém vê o que se passa dentro dele; todos estão mais ocupados em julga-lo, do que em ajuda-lo. Mas acima de tudo isso, Finch é apaixonante.

Já a Violet no inicio é aquela personagem apagadinha. Ela demora muito pra se desenvolver, mas depois começo a simpatizar com ela. Apesar de ser inteligente e divertida, Violet não consegue superar o luto e sente medo de viver novamente. Aos poucos, ela sente interesse pela vida de novo, quando começa a sair com Finch, e a cada lugar visitado é uma nova aventura. O relacionamento deles se desenvolve em um bom ritmo, não é aquela coisa rápida, vamos vendo o carinho crescendo, o medo de Violet de deixá-lo se aproximar.

A mensagem que Por lugares incríveis nos dá é incrível, mas não se enganem com a capa fofinha. A história é muito mais densa e vai muito além de um romance entre adolescentes. Nós abrimos os olhos para a doença silenciosa que é a depressão, e conhecemos também a bipolaridade. Muitas vezes tudo isso está na nossa frente e a gente nem percebe.



Um ponto negativo do livro é a descrição dos personagens. A autora passou por cima disso; a descrição que ela nos dá é tão pobre que não consigo nem imaginar como são os personagens. Eu gosto de ler imaginando suas vozes, os aspectos em seus rostos, cabelo e corpo; não deu para imaginar isso em Por lugares incríveis porque Niven passou por cima da descrição deles, nos dando apenas características básicas e esquecendo de descrições mais amplas. Mas em compensação, as descrições dos lugares foram maravilhosas, consegui imaginar tudo perfeitamente.

Eu recomendo Por Lugares Incríveis, acho que é tipo de livro que todos nós temos que ler. Ele nos marca, nos arranca suspiros, risos e muitas lágrimas também. As últimas páginas do livro me deixaram angustiada.

E vocês? Já leram? O que acharam? Deixem suas opiniões nos comentários!

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Eu ameeei esse livro <3
    Tbm me marcou muito e me fez pensar em muitas coisas. Fiz resenha dele tbm :D
    Bjs

    www.vivicastore.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Lugares Incríveis realmente mexe conosco. É um livro incrível e nos faz pensar em muitas coisas mesmo. Espero que tenha gostado da resenha, irei dar uma olhada na sua.
      Beijos!

      Excluir
  2. Gaby, confesso que pela resenha não me empolguei pra ler o livro não.
    Também tô lendo um livro que eu tô lutando pra terminar e eu acho uó quando a gente tem que se forçar, mesmo que depois fique bom. Eu gosto daqueles livros que nos agarram desde o início, sabe? Que a gente quer devorar.

    Beijos!
    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nah. Eu te entendo, também não gosto de livros que a gente tem que se esforçar para terminar. Felizmente, o problema de Por Lugares Incríveis é somente com o início, logo depois a história fica bem interessante. Mas com certeza os livros que nos agarram desde o início e nos prendem até o final são os melhores. Mesmo que não tenha se empolgado para ler o livro, tenta dar uma chance a ele, garanto que não vai se arrepender, haah!
      Beijos!

      Excluir

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...