Resenha: Fallen, da Lauren Kate

terça-feira, maio 10, 2016



Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.

Título: Fallen
Autor (a): Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Classificação: ★★★



Fallen é o primeiro livro da série do mesmo nome. Eu o li há mais de quatro anos, e lembro-me de ter amado. Mas então decidi relê-lo; afinal, minha concepção mudou de uns tempos pra cá. O que eu vi em Fallen quando tinha treze anos não foi o mesmo que vi agora, com dezessete. Devo dizer que esse post contém alguns spoilers, então se você não gosta, eu recomendo parar de ler.

Luce é uma garota aparentemente comum, com 17 anos de idade. Ela é mandada para a Sword&Cross, um colégio para adolescentes problemáticos, pois é suspeita de ter matado seu interesse romântico em um estranho incêncio. Logo de cara, a Luce não me agrada. Eu devo dizer que quase nunca gosto de protagonistas de livros, porque na hora de construí-los, alguns autores pecam muito. Bem, Luce entrou para a lista dos protagonistas que eu não gosto. E querem saber o motivo? Porque ela é a típica personagem perfeita. E personagens não podem ser perfeitos porque eles são nada mais, nada menos, que pessoas. E pessoas não são perfeitas. Os autores precisam se lembrar disso. Vamos relembrar: Luce é uma garota linda, educada, simpática, divertida, apaixonante, inteligente, incrível, ela faz tudo certo, não erra, é esperta. Mas e os seus defeitos, onde estão? Creio que não os vemos nos livros. Eu não gosto de personagens perfeitos, porque não existem pessoas perfeitas, e personagens são pessoas, entendem? Pensem bem no vilão, ele sim é um bom personagem; porque no vilão nós conhecemos os defeitos, as falhas, as burradas e até as qualidades, ainda que poucas ou escondidas. Por isso, muitas vezes eu torço muito mais para os vilões do que para os protagonistas. Então, Luce, eu sinto muito, mas não gosto de você.

Logo que chega no Sword&Cross, Luce conhece Ariane e Penn, com quem faz amizade; Ariane é uma boa personagem, mas Lauren deveria ter investido mais nela. Também vemos que Luce desde sempre é atormentada por sombras negras, que só pioram com o aparecimento de Daniel. O par romântico de Luce. Na primeira vez que Luce vê Daniel, nessa encarnação, sabe o que ele faz? Levanta o dedo do meio pra ela. É, do nada. A garota está lá, olhando para ele e puft, ele levanta o dedo. O que uma pessoa normal faria se uma pessoa que nem a conhece lhe dá dedo? Ficaria puta da vida, óbvio. Ficaria furiosa. Mas Luce não é uma pessoa normal. E sabe o que ela faz? Fica correndo atrás do Daniel, mesmo quando ele a trata como lixo, que é o que ele faz metade do livro, e mesmo quando ele lhe dá vários foras.



Sabe o que é pior? Lauren Kate ainda tenta dar uma explicada nessa estranha atitude de Daniel: ele a trata como lixo porque tem medo de deixar Luce se aproximar e a garota morrer, como sempre acontece. Isso é um motivo para ele tratar a garota como um nada? Eu acho que não. Ele podia simplesmente se afastar. E Luce aceita essa desculpa porque o Daniel nas outras vidas foi um anjo com asas muito bom com ela, então nessa vida ela pode ser tratada assim.

Bem, eu não acredito. E essa atitude ainda é vista como amor verdadeiro. Onde é que está o amor verdadeiro aí?

Outra coisa na Luce que me deixa estressada, é o baixo astral dela. Lauren nos mostra que ela é uma garota realmente linda e inteligente, mas a menina não tem nem um pouco de amor por si própria. A auto estima dela é mais caída que a minha vontade de ir arrumar a casa e lavar os pratos. E mesmo assim, dois caras ainda se apaixonam por ela.



Pois é, mesmo com os foras de Daniel e a obsessão de Luce por descobrir qual é o segredo dele... Temos um triângulo amoroso. Cameron, ou Cam, como é conhecido, que também se apaixona por Luce e resolve investir nela. Ao contrário de Daniel, ele a trata muito bem.

No decorrer do livro, Daniel resolve mudar e começa a tratar Luce melhor. Afinal, ele não poderia continuar fugindo. Estava mais que óbvio que ele e Luce estavam destinados a se encontrarem em todas as vidas. Mas qual era o segredo que Daniel Grigori tanto escondia? Por que tanto medo de ficar perto de Luce? Por que tanto medo de tocá-la, de beijá-la? Por que tanto medo de amá-la?

Só lendo para descobrir.

Enfim, o enredo de Fallen é interessante, meus únicos pontos ruins foram: a perfeição de Luce e o tratamento que ela recebia de Daniel. É claro que o modo de Daniel a tratar era só uma forma de tentar protegê-la, mas eu não achava correto ele tratar a menina como um nada.

Eu senti muita falta de uma batalha de verdade entre anjos e demônios. Senti falta de verdadeiros anjos. Os anjos em Fallen são somente pares românticos, e eu queria ver anjos que fossem verdadeiros guerreiros, como em A Batalha do Apocalipse.



Eu sei que esse é apenas o primeiro livro, nos próximos ainda tem muita coisa para acontecer. Eu já li Tormenta e Paixão – continuações da saga – e em breve pretendo terminar os outros. Ah, e é claro, resenhas dos outros livros da série também.

Fãs de Fallen, não fiquem estressados comigo. Eu gostei muito de Fallen, apesar de não estar na lista de meus favoritos.

E vocês? Já leram? O que acharam? Deixem seus comentários, vou adorar saber suas opiniões.

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Olá! Eu sempre quis ler Fallen, mas a série tem tantas criticas negativas que eu até desisto. A maioria das pessoas leram porque as capas são lindas( você concorda né?), foi bem o que eu vi uma frase '' Tem livros que o designer é melhor do que o autor, e eu acho que se encaixa com Fallen. Também não conhecia esse lado chato da Luce, não suporto personagens que se botam pra baixo e são perfeitinhos demais. Super concordo com você: a autora poderia ter investido mais entre batalhas de anjos e tal, todo mundo fala que a série é somente um romance, ai desanima pra ler! E ah, morri de rir com o '' A auto estima dela é mais caída que a minha vontade de ir arrumar a casa e lavar os pratos.'' HAHAHA Adorei sua resenha, muito claro seu ponto de vista, e é o que eu prezo em uma boa resenha <3
    Beijooos
    http://leitoraemsagas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Luciana. Quando vi a capa de Fallen fiquei encantada, é realmente linda, assim como os outros livros da saga. Realmente, nunca julgue um livro pela capa. E essa frase que você citou super combina com Fallen. É um saco você ler um livro que o personagem se coloca pra baixo o tempo todo, que não tem amor por si próprio. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos e volte sempre aqui! <3

      Excluir
  2. Menina eu li esse livro quando eu tinha 13 anos igual vc, é juro que morria de ódio dessa Luce por dar atenção pro Daniel(aliás continuo odiando ele é já li os outros 2 livros da frente tbm). Sei dos podres do Cam mas ainda sou apaixonada por ele, o cara é o melhor personagem da história, ele é bem construído, tem personalidade e não se preocupa em ser perfeito. Para mim Daniel e Luce são tipo Edward e Bella, sem sal e sem açúcar, um estereótipo de casal perfeito que não existe.
    Mas enfim amei sua resenha bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalya. Eu senti o mesmo que você pelo fato da Luce estar sempre atrás do Daniel, não gosto dele e muito menos das atitudes dele. Ah, o Cam sempre será meu amor, mesmo sabendo quem ele é. Ele é um personagem ótimo, diferente dos outros. Realmente, Luce e Daniel são como Edward e Bella. Fico feliz que tenha gostado da resenha <3
      Beijos!

      Excluir

Livros que estou lendo

Postagem em destaque

Lições de vida que aprendi com How I Met Your Mother

Olá pessoal! Estou de volta! Sei que andei sumida por um bom tempo - um bom tempo mesmo! - mas eu juro que tenho um bom motivo pra isso: er...